Conservação em ciclo contínuo
23 de julho de 2018
O valor das florestas
2 de Março de 2018

    Desafios da sustentabilidade Cerflor:
    10 anos trabalhando em favor das florestas

    Formato: LIVRO
    Autores: REZENDE, Maria Teresa R.; HENRIQUES, Andrea Santini;
    MONTEIRO, Luiz Carlos
    Idioma: PORTUGUÊS
    Editora: ESSENTIAL IDEA
    Assunto: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

    ISBN: 8564543028
    ISBN-13: 9788564543027
    Idioma: PORTUGUÊS
    Encadernação: BROCHURA
    Dimensão aprox.: 25,5 x 23,5 cm
    Edição: 1ª
    Ano de Lançamento: 2012
    Número de páginas: 192
    Peso: 1,350 kg

    Leia um capítulo:


    Adquira pela:

    Patrocínio

    Apoio

    Sinopse do livro

    Esta edição é comemorativa dos 10 anos de lançamento do Cerflor (Programa Brasileiro de Certificação Florestal) e mostra a visão pessoal de diversos autores sobre a certificação florestal e o desenvolvimento sustentável. Patrick Moore, cofundador e ex-líder do Greenpeace, faz no capítulo inicial uma reflexão sobre os rumos que vêm tomando no mundo as políticas de desenvolvimento sustentável e as de proteção das florestas. Os demais capítulos trazem as análises de especialistas como Henrique Brandão Cavalcanti, ex-ministro do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, Jorge E. R. Cajazeira, José Carlos Barbieri, entre outros.

    'Desafios da sustentabilidade' aborda em profundidade temas diversos, tais como aspectos históricos e técnicos da certificação florestal no Brasil, políticas governamentais para o setor e questões relativas ao processo da decisão individual de compra e o consumo sustentável. Analisa o tema do desenvolvimento do Cerflor, trazendo ao leitor informações técnicas que subsidiam as empresas na certificação do seu manejo florestal sustentável e na rastreabilidade da matéria-prima em toda a cadeia produtiva. Aborda, por fim, o panorama dos programas globais de certificação, particularmente na parceria do Cerflor com o Programa de Reconhecimento dos Esquemas de Certificação Florestal (PEFC).

    Diversos cases, no final do livro, contam a experiência vivida e resultados obtidos por empresas comprometidas com a certificação dos diversos elos da cadeia produtiva florestal. Com patrocínio do BNDES, Suzano Papel e Celulose, International Paper, Veracel, V&M Florestal, Fibria e Manoa, e apoio do Inmetro, Ministério do Meio Ambiente, Embrapa Florestas, ABNT e SBS, o livro 'Desafios da sustentabilidade' foi inteiramente produzido sob critérios da cadeia de custódia de produtos de base florestal.