Quem Somos

Com 15 anos de experiência nos recriamos e além de ser uma editora reconhecida pelo compromisso com uma impecável qualidade de produção, conteúdo e design, a Essential Idea é hoje uma produtora de conteúdos.

Assim, além de desenvolver projetos próprios ou para terceiros de livros, revistas, catálogos, guias e blogs – com ou sem programas de Leis de Incentivo Fiscal - trabalhamos também na criação de conteúdos sob demanda para televisão e internet, produzimos newsletters, e-books e outros produtos jornalísticos e editoriais, em qualquer idioma.

Temos uma equipe multidisciplinar própria e parceiros especializados para atender distintos públicos e leitores, em mídia impressa ou eletrônica. Para clientes corporativos como Votorantim, Ministério das Relações Exteriores, Inmetro, Marinha do Brasil e Cerflor desenvolvemos soluções para suas necessidades em todo o processo editorial, desde o planejamento até a entrega do produto final.

A Essential Idea está em sintonia com pessoas e organizações que tem paixão por conhecimento e cultura.

Nossos Parceiros

Nossos Diretores

Sonia da Silva Fonseca – CEO

• Bachelor of Arts (BA) em Fotografia Industrial-Científica no Brooks Institute of Photography, em Santa Barbara, California (USA)
• Especialização em fotografia médica no Los Angeles County Hospital / University of Southern California (USC) Medical Center
• Curso de extensão de “Empreendedorismo e gestão de pequenos negócios” na University of California at Los Angeles (UCLA)
• Curso de extensão – “Gestão para empresários da área editorial”, na Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP)

Trabalhou nos Estados Unidos no departamento fotográfico do Medical Center da University of Southern California (USC), em Los Angeles, e em Chicago no departamento editorial do Field Museum of Natural History, e no Studios Kranzten. Como fotógrafa free-lancer trabalhou para vários escritórios de arquitetura em Los Angeles e Chicago.

Colaborou como fotógrafa em publicações internacionais como Abitare, Lighting Design, Los Angeles Magazine e Ville & Giardini. No Brasil publicou em revistas como Arquitetura e Construção, Casa Vogue, Casa & Jardim, Revista Projeto entre outros.

Prestou serviços a diversos escritórios de arquitetura, tais como o escritório de paisagismo Roberto Burle Marx; Aflalo e Gasperini; David Libeskind; Isabel Duprat; Ziegbert Zanettini; entre outros.

Em 2000 conquistou o primeiro lugar nos dois mais importantes galardões da indústria editorial do Brasil: o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro e o Prêmio Pini de Excelência Gráfica, como Categoria Livro de Arte, com o livro “Brasil Terra Esplêndida”.

Rogerio Raupp Ruschel – Diretor editorial

Bacharel em Comunicação Social como publicitário e jornalista, é autor de oito livros sobre cidadania, meio ambiente e marketing e 32 estudos e pesquisas; autor de cerca de 60 artigos técnicos e 70 palestras apresentadas em seminários, congressos e eventos técnicos no Brasil e no exterior e de 540 reportagens sobre cultura do vinho, turismo cultural, meio ambiente, marketing, negócios e sustentabilidade. Foi alto executivo de agências de propaganda e comunicação corporativa como Ogilvy Group, Grupo Propeg e LSM Group Latinoamerica; CEO da empresa sueca Hornell no Brasil e recebeu mais de 40 prêmios.

Foi professor universitário por 19 anos na PUC-RS, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e no SENAC-SP (no Brasil) e professor convidado na Universidade Portucalense de Porto, Portugal e na Universidade de Alicante, Espanha. Consultor especializado em Terceiro Setor entre 1989 e 2015 com a Ruschel & Associados, empresa pioneira na consultoria especializada em marketing e comunicação para o desenvolvimento sustentável na América do Sul com clientes como Votorantim, Volkswagen, Bradesco, Walmart, Gerdau, Agfa, Goodyear, WWF, International Paper, PwC, Bayer, Suzano, Fundação Amazonas Sustentável e Sabesp.

É editor dos blogues “In Vino Viajas” sobre cultura do vinho e turismo cultural, os mais populares da América do Sul, com leitores em 134 países e uma média de 260.000 page-views por mês.