Resenha na Revista de Marinha de Portugal
4 de janeiro de 2021
Primeiro livro de 2021: a Essência do Brasil em 3 idiomas
12 de janeiro de 2021

Revista especializada “Bahia Análise & Dados”
publica resenha sobre o “O valor do Mar”

Uma resenha técnica de 9 (nove) páginas sobre a primeira edição do livro “O valor do mar” foi publicada na Revista “BA&D - Bahia Análise & Dados”, Salvador, BA - v. 30, n. 1, p.190-198, jan.-jun. 2020 – uma edição especial sobre a economia do mar. O artigo foi preparado pelos professores Rosalvo de Oliveira Junior, Mestre em Desenvolvimento Sustentável e especialista em Gestão Territorial e Ordenamento Territorial, pela Universidade de Brasília (UNB); Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos na Coordenação do Programa de Gerenciamento Costeiro na Bahia, da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e Lucigleide Nery Nascimento, Pós-doutora e doutora em Recursos Naturais pela University of New Hampshire (UNH); Especialista em Produção de Informações Econômicas, Sociais e Geoambientais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Leia a Síntese a seguir; se houver interesse no texto completo, o link é http://publicacoes.sei.ba.gov.br/index.php/bahiaanaliseedados/article/view/302

Síntese

“O livro traz relatos de especialistas e profissionais, em muitos casos, apontando os entraves ao crescimento das atividades econômicas na zona costeira e marinha do Brasil (ZCM). As partes 1 e 2 do livro revelam um oceano de possibilidades em relação às áreas de possível expansão da economia do mar brasileiro em termos de negócios e tocam em as-pectos de defesa desse patrimônio natural. As partes 3 e 4 apontam a riqueza sociocultural, ambiental e territorial de uma costa oceânica de quase 11 mil quilômetros, com uma zona econômica exclusiva (ZEE) de 3,6 milhões de km2, correspondendo a quase metade da área ocupada pelo território continental, de 8,5 milhões de km2. Tais dimensões não só mostram a importância estratégica dessa área como reforçam o re-sultado de pesquisas recentes indicando que o futuro das sociedades vai depender cada vez mais do mar, com a chamada “economia azul”. Será preciso conservar e realizar a gestão da ZCM-BR para desenvolver o Brasil com inclusão social e diminuir as desigualdades socioambien-tais. O livro informa e forma ao mostrar as potencialidades marítimas do país, fornecendo os fundamentos básicos para as mudanças de atitudes societárias brasileiras, com a elaboração e implementação de políticas públicas para a zona costeira e Marinha do Brasil e o Oceano Atlântico.”

Clique aqui e leia a resenha:
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *