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O valor global do produto local

Formato: LIVRO
Autores:RUSCHEL, Rogerio
Idioma: PORTUGUÊS
Editora: SENAC SP
Assunto: MARKETING PARA PRODUTOS, TURISMO E CULTURA LOCAL PARA CADEIAS PRODUTIVAS DE NEGÓCIOS SOCIAIS E PRODUTORES RURAIS

ISBN: 978-85-396-2328-0
Idioma: PORTUGUÊS
Encadernação: BROCHURA
Dimensão aprox.: 23 x 16 cm (fechado)
Ano de Lançamento: 2019
Número de páginas: 152

Veja a série completa de vídeos sobre o livro aqui:
https://www.youtube.com/channel/UCc4c2FU6Z88_XU_2I2lFbmA

Leia um capítulo:

Sinopse do livro

Milhares de produtos da Agricultura Familiar no Brasil só encontram compradores na Merenda Escolar, em programas governamentais ou nas feiras de sua cidade, postos de gasolina ao longo das rodovias ou em pequenos mercados. Por que não são tratados como seus similares europeus como delícias de qualidade global pelas quais deve-se pagar o preço justo? A resposta é que os europeus investem em marketing da identidade territorial para agregar valor, criando marcas internacionais para produtos locais como Camembert, Gorgonzola, Bologna, Pata Negra, Conhaque, Champanhe. Pouquíssimos produtos brasileiros já fizeram este percurso, como o café do Cerrado Mineiro, os queijos Canastra, Serro e Araxá, o Pão de Queijo de Minas, a cachaça de Paraty e os espumantes de Pinto Bandeira.

Valorizar produtos agrícolas locais e pequenos é uma iniciativa que beneficiará diretamente cerca de 22 milhões de pequenos produtores familiares, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Investir em marketing de identidade territorial dos produtos poderia acrescentar até 25% no faturamento anual de US$ 55,2 bilhões da Agricultura Familiar, uma renda que hoje corresponde a 33% do PIB agropecuário do Brasil.

O livro “O valor global do produto local – A identidade territorial como estratégia de marketing” é o primeiro do Brasil a mostrar como fazer marketing para pequenos produtores rurais e cadeias produtivas de negócios sociais, para promover produtos, serviços, turismo e cultura local. A partir da experiência de seu autor, que foi alto executivo de grandes agências de propaganda internacional e professor de pós-graduação de marketing na ESPM-SP por muitos anos, o livro apresenta a teoria e a prática com muitos exemplos, depoimentos e cases, do Brasil e do exterior. O prefácio é do publicitário Flávio (Faveco) Correa, e além de cases de sucesso, o livro reitera a força da identidade local em produtos através de depoimentos como os de John Quelch, ex-reitor da Harvard Business School, de Al Ries, um dos papas da teoria do posicionamento em marketing e de Sir Martin Sorrell, CEO do WPP Group.

Sobre o autor: Rogerio R. Ruschel, Diretor Editorial da Essential Idea Editora, é jornalista, editor do Web-canal TNFDQ e do blog In Vino Viajas e autor de oito livros e mais de 550 artigos e reportagens. Foi Diretor de Planejamento da Ogilvy, Vice-Presidente do Grupo Propeg e da MSL Group, e professor de Pós-Graduação da ESPM-SP, Senac-SP e de Graduação na PUC-RS.